Com apoio da FIER, “Investe Roraima” discute potencial econômico de Roraima

Visando cooperar com a criação de um bom ambiente de negócios e discutir os potenciais econômicos do estado de Roraima, a Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER foi um dos apoiadores da segunda edição do “Investe Roraima – Uma vitrine de oportunidades”. O evento ocorreu no período de 1 a 3 de dezembro de maneira híbrida, sendo presencialmente no Palácio da Cultura Nenê Macaggi e on-line pelas redes sociais do Governo estadual. A abertura ocorreu no dia 2 de dezembro e durante os três dias o evento reuniu empreendedores de variados setores, comerciantes e interessados apresentando discussões com mesas redondas, palestras e workshops passando por assuntos, como acordo bilateral – Brasil/Guiana, o momento da produção agropecuária, o perfil exportador de Roraima, turismo, além de oportunidades e incentivos para o ambiente de negócios. Desta maneira, esta edição valorizou as discussões apontadas por eixos estratégicos do mercado no âmbito do agronegócio, inovação, turismo, comércio exterior, além do setor industrial.

Para a presidente da FIER, Izabel Itikawa a realização do Investe Roraima é uma vitrine para a indústria roraimense. “Essa segunda edição reuniu importantes temas e instituições que promovem o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de programas, projetos e negócios. Foram três dias de intenso saber e interação. A indústria roraimense se colocou na vitrine, mostrando que temos produtos de qualidade, que podem atender ao mercado interno e ganhar espaço nos mercados nacional e internacional. A FIER, como agente de defesa de interesses do setor empresarial industrial, atuou como parceira na realização deste evento que divulgou para a sociedade em geral e para o mundo, as potencialidades de negócios sustentáveis identificadas em nosso Estado”, destacou a presidente. Além do espaço aberto para boas discussões, a segunda edição do Investe Roraima, contou com uma amostra de alguns produtos produzidos por indústrias em Roraima, além do lançamento do Selo “Produto produzido em Roraima”.

O Secretário de Planejamento do Estado de Roraima (SEPLAN), Emerson Baú, destacou o apoio da FIER para a realização do Investe Roraima. “É fundamental o apoio de instituições parceiras. O governo do Estado quer buscar justamente essa sinergia e você ter a FIER como uma companheira desse processo, uma correalizadora tão importante é de grande interesse estratégico para todos. Queremos cooperar sempre para criar esse ambiente positivo para que os empresários, produtores e industriais consigam efetivamente fazer o que sabem de melhor que é produzir, gerar renda e emprego”, afirmou Emerson. Analisando a parceria no intuito de produzir desenvolvimento, a presidente da FIER, Izabel Itikawa destacou também a continuidade deste trabalho no futuro. “Estamos caminhando junto com as instituições de fomento, pesquisa e desenvolvimento, e os governos Federal, Estadual e Municipal, visando promover um ambiente favorável aos negócios industriais em Roraima. Muito já foi feito, mas ainda temos várias frentes de trabalho à serem vencidas, para que a indústria cresça e seja um setor de referência na composição do PIB estadual”, analisou Izabel.

Sobre o Selo “Produto produzido em Roraima”, o Secretário de Planejamento, Emerson Baú, observa como uma forma de visibilidade e diferencial para o mercado local. “O selo foi apresentado nesse evento e vai ser lançado oficialmente a partir de 2022. Dentro dele, temos a iconografia do Monte Roraima que é nosso símbolo conhecido nacional e internacionalmente e assim a gente tem um incentivo para que as pessoas possam reconhecer que esse produto é produzido em Roraima. Muitas vezes você vê o produto e passa despercebido de onde é e com a identificação visual produzida aqui [ no Estado] gera uma visibilidade desse produto em relação aos demais”, explicou Emerson Baú.

ASCOM SISTEMA INDÚSTRIA