top of page

Últimas Notícias

Leia as principais notícias da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e saiba mais sobre as ações que fomentam o empresariado do segmento industrial no Estado.

Junho de 2013
Palestra sobre direção defensiva é ministrada para colaboradores da FIER

13 de junho de 2013

Noções de direção defensiva, dicas para um transito seguro, cuidados e manutenção de veículos, foram os temas tratados na palestra sobre Direção Defensiva, para 18 colaboradores da Federação das Indústrias de Roraima – FIER na manhã desta quinta-feira (13).
A capacitação faz parte do cronograma do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA que firmou parceria com o DETRAN para a realização da ação.

Empresários industriais devem realizar a Pesquisa Industrial Anual do IBGE

12 de junho de 2013

A Federação das Indústrias de Roraima – FIER recebeu nesta semana o comunicado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, sobre o inicio do recolhimento de informações para a Pesquisa Industrial Anual – PIA.

 O objetivo é prover o Sistema Estatístico Nacional, proporcionando conhecimentos da característica da estrutura industrial no país, além do dimensionamento da produção, em quantidade e valor dos produtos fabricados nas principais empresas industriais.

Os resultados dessa pesquisa representam um subsídio à análise e ao planejamento econômico, decisões empresariais e à formulação de políticas publicas setoriais.

Os empresários industriais devem participar da pesquisa, fornecendo as informações econômicas necessárias à realização da pesquisa. O IBGE disponibilizou a opção de download do programa de instalação e do envio das informações pela internet por meio do portal www.ibge.gov.br.

As informações prestadas pelas indústrias são de caráter obrigatório, previsto em lei, confidenciais e serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. Mais informações sobre a Pesquisa Industrial Anual no site do IBGE.

Procompi Gráfico inicia segunda turma do Curso Adobe Ilustrator

12 de junho de 2013

Quinze profissionais do setor Gráfico participam desde o último dia 5, do Curso de Adobe Ilustrator, uma ação do Procompi – Gráfico, uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria - CNI, FIER e SEBRAE.

As aulas acontecem na Sede do SENAI/RR e segue até o dia 27 de junho, totalizando uma carga horária de 40 horas.

A ação é realizada pela FIER e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Roraima – SINDIGRAF.

O Designer Gráfico e facilitador do curso Walber Medrado, ressaltou que o objetivo do curso é ampliar os conhecimentos de quem já trabalha com design gráfico. “O Adobe Ilustrator é uma ferramenta nova no mercado, o que há de mais completo e moderno no momento no segmento, utilizado no mundo inteiro. O profissional que conclui mais essa etapa da capacitação aumentará sua produtividade e a qualidade do trabalho”, completou.

O PROCOMPI Gráfico visa promover lucratividade, competitividade, produtividade, sustentabilidade e o fortalecimento das empresas do setor. 

                 

Secretário Geral Adjunto da ONU visita Roraima

07 de junho de 2013

Como parte da programação alusiva ao dia mundial do meio ambiente, o Secretário Geral Adjunto da Organização das Nações Unidas Thomas Stelzer fará uma visita a Roraima nesta sexta-feira (7), com programação que terá início às 9 horas no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima - FIER.

O objetivo é discutir os desafios para o desenvolvimento sustentável na Bacia Amazônica e o papel do setor corporativo e das indústrias no contexto de uma economia mais verde, tendo em vista a preocupação e os esforços para a preservação do meio ambiente.

A visita marca a continuação das atividades do Programa “Pacto das Águas” promovido pela Humanitare Foundation, organização que tem o status associativo à ONU e que visa o incentivo do desenvolvimento sustentável local.

As ações do Programa serão discutidas no encontro com a Diretoria da FIER, Presidente e membros do Conselho Temático de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraestrutura, além dos demais conselheiros do sistema FIER e autoridades ligadas aos órgãos de proteção ambiental no Estado de Roraima. Na ocasião, será feita uma Homenagem aos 10 anos do “Premio Samuel Benchimol” como um marco institucional de desenvolvimento local.

Fazem parte da comitiva que acompanha o Secretário Geral Thomas Stelzer, a Embaixadora da Áustria Sra. Marianne Feldmann, o representante da Rede Amazônica Dr. Phelippe Daou Junior e o Professor e coordenador nacional do Prêmio Samuel Benchimol José Rincon Ferreira.                 

SINDIREPA promove curso martelinho de ouro

04 de junho de 2013

No último dia 03 teve inicio as aulas do curso de Reparação em chapas pintadas – martelinho de outro, uma ação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procompi, uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria - CNI, FIER e SEBRAE, destinado para colaboradores de empresas do setor automotivo.

O curso é profissionalizante e gratuito, será dividido em aulas práticas e teóricas e voltado para os profissionais do ramo de lanternagem e pintura das empresas que participam do Procompi, terá uma carga de 30 horas e as aulas estão sendo oferecidas pelo Setor de Capacitação Automotiva do SENAI-RR.

O presidente do SINDIREPA disse que o curso já era um desejo das empresas participantes do Procompi, e com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, foi possível oferecer a capacitação. “O curso já era uma demanda das empresas filiadas ao sindicato, e agora conseguimos oferecer essa capacitação, como apoio da FIER, que vai permitir que as empresas prestem um melhor serviço aos seus clientes”.

O PROCOMPI Automotivo visa promover lucratividade, competitividade, produtividade, sustentabilidade e o fortalecimento das empresas do setor. A ação é realizada pela FIER e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima – SINDIREPA.                     

FIER realiza workshop sobre o Projeto All Invest para empresários do setor moveleiro

04 de junho de 2013

Uma parceria entre a Confederação Nacional das Indústrias - CNI e a Federação das Indústrias de Roraima – FIER, por meio do Centro Internacional de Negócios – CIN, proporcionou a empresários industriais do setor moveleiro um workshop sobre o Projeto All Invest, que tem por objetivo adequar processos e produtos no intuito de propiciar boas práticas de fabricação e certificação para o setor de móveis na União Européia.

Dois consultores italianos, representantes da Empresa italiana Consorzio Del Mobile S.P.A – COSMOB, a arquiteta Angela Bianchi e o representante comercial Stefano Ottavi, ministraram palestras nesta terça-feira (04) e encerram sua visita a Boa Vista com uma consultoria in loco nas empresas do setor.

Angela explicou que a Cosmob atua no Brasil desde 2003 buscando qualificar e propiciar conhecimentos para que as empresas do setor moveleiro possam obter a certificação para exportação. Nesta etapa do projeto em Boa Vista foram contempladas quatro empresas.

 “Nós atuamos em 17 estados no Brasil e estamos encerrando o Projeto All Invest com boas perspectivas para as empresas do setor de móveis”, concluiu.

A consultoria será feita com a visita a cada empresa e a verificação dos pontos fortes e de pontos que possam ser melhorados. Em seguida será feito o relatório e encaminhado para as respectivas empresas para que possam se adequar aos critérios de obtenção da certificação para exportação.

O coordenador de projetos da FIER, Ivo Gallindo, destacou que a avaliação do workshop é muito positiva, pois se trata da visita de dois consultores do setor de movelaria da Itália, país que é referência na qualificação e treinamento.

“A FIER acredita muito na capacidade das nossas empresas industriais e nós vamos dar continuidade a esses investimentos para que nossos empresários estejam cada vez mais preparados para atender o mercado local e expandir suas vendas ao mercado nacional e exportar para outros países”, enfatizou.

SINDEARTER participa da Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato

04 de junho de 2013

O Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima – SINDEARTER estará presente na Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato. Com um acervo de cerca de mil peças, 10 artesãos representarão os quase 100 associados no evento, que acontece entre os dias 7 e 16 de junho, no Espaço Domus, DAS 15h00 as 22h00.

A Mundial Art é realizada em Roraima pela primeira vez e reunirá expositores de 15 países e 12 Estados brasileiros. E o SINDEARTER irá apresentar uma mostra do que é produzido por seus artesãos: peças feitas a partir de sobras de madeira, sementes, folhas, raízes e uma infinidade de elementos obtidos na natureza, sem agressão ao meio ambiente.

De acordo com a presidente do sindicato, Maria Luiza Vieira Campos, a valorização da natureza é uma das marcas registradas dos artesãos. “Quase 100% de tudo que produzimos reaproveitamos da natureza. Madeira vinda de árvores caídas pela ação do tempo ou de sobras, sementes e outros tipos de materiais”, disse.

A cultura indígena também faz parte dos trabalhos. Todas as etnias presentes em Roraima influenciam o estilo e os tipos de artesanato. “A miscigenação no Estado é muito forte. É tradicional. Os índios também fazem parte desse processo, com uma cultura riquíssima, que inspira e influencia nossos artesãos. Assim como um pouco de cada cultura, das diferentes regiões do Brasil”, ressaltou Maria Luiza.

Além da oportunidade de apresentar um pouco dos seus trabalhos para gente do Brasil e dos outros países, Maria Luiza destacou a oportunidade de troca de conhecimento. “É nesse tipo de evento que nós, artesãos, aprimoramos nossa técnica, vendo outros tipos de trabalho, técnica. Essa feira é uma oportunidade única, para entrarmos de vez na rota do artesanato, dentro e fora do país, pois é a primeira vez que a sediamos. Por isso agradecemos o convite feito pelo governo de Roraima, por meio da Setrabes e o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER, que está dando o suporte necessário para que possamos representar bem o nosso segmento”, finalizou.

Mais notícias FIER para você...

2014

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2013

Janeiro
Junho
Outubro
Novembro
Dezembro
bottom of page