top of page

Últimas Notícias

Leia as principais notícias da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e saiba mais sobre as ações que fomentam o empresariado do segmento industrial no Estado.

Março de 2013
Membros de Conselhos Temáticos se reúnem para traçar planos de ação para 2013

26 de março de 2013

Os membros dos Conselhos Temáticos de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas (CTRSRT) e da Micro e Pequena Empresa, Economia e Política

Industrial (COMPI) se reuniram na última terça-feira (26), na sede da FIER para sua primeira reunião ordinária de 2013.

Entre os itens em pauta, os destaques foram a apresentação dos planos de ação dos conselhos para este ano, além da recondução dos presidentes Marcelo Bussachi (COMPI) e Rosinete Damasceno (CTRSRT) até 2014.

O trabalho do CTRSRT será centrado no levantamento de Informações sobre o ambiente de trabalho, os efeitos da prática de Responsabilidade Social Empresarial no desempenho das indústrias e os reflexos no seu dia a dia.

O Monitoramento da aplicação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento industrial e tecnológico também será um dos pontos-chave do trabalho desenvolvido pelo COMPI em 2013.

Para atingir esses e outros objetivos, os membros dos conselhos foram unânimes em afirmar que é primordial a parceria com outras instituições, ampliando os laços entre instituições e empresas, que se traduzam em ações positivas para a indústria e a sociedade.

O próximo encontro dos Conselhos está prevista para o dia 14 de maio.

FIER vai sediar 8ª reunião do COEMA Centro/Norte

07 de março de 2013

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER vai sediar no próximo dia 12, a 8ª reunião do Conselho de Meio Ambiente - COEMA Centro/Norte, com a presença de representantes de federações das indústrias do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

No evento serão discutidos assuntos como licenciamento ambiental, iniciativas de fortalecimento da gestão ambiental e cadeias produtivas sustentáveis, projetos de tecnologias ambientais, projeto Selo Amazônico e a questão fundiária em Roraima.

A programação inicia às 9h no auditório da FIER com a participação da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, diretores da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e presidentes de Sindicatos Industriais, demais membros do Conselho de Representantes da Federação, Dirigentes Executivos do Sistema Indústria Roraima (FIER, SESI, SENAI e IEL), Conselhos Temáticos, além de representantes da FEMARH, SEPLAN, SMGA, IBAMA e também, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, Iteraima, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.

O foco das discussões será a abordagem da questão ambiental ratificando o compromisso das entidades com a sustentabilidade, promovendo a produção e o respeito ao meio ambiente. O resultado desse trabalho será consolidado e encaminhado ao Coema Nacional, contando com a articulação da Confederação Nacional da Indústria, para atender os pontos prioritários.

COEMA - Criado no âmbito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a missão de debater os temas relacionados às questões ambientais, o Conselho de Meio Ambiente passou a ter a estrutura regionalizada a partir de 2011 para melhor aproveitamento dos temas que envolvem diretamente cada Estado.

Curso de licitações e contratos do Procompi Gráfico inicia na próxima semana

06 de março de 2013

Inicia na próxima segunda-feira (11), às 19h no auditório da Federação das Indústrias de Roraima – FIER, o curso de licitações e contratos, uma das ações que estão no plano de execução do Projeto Procompi Gráfico destinado única e exclusivamente para os empresários participantes do projeto.

O objetivo do curso é aperfeiçoar e qualificar os empresários do setor gráfico, promovendo a melhoria e o aumento da competitividade das empresas, fornecendo noções básicas da Lei 8.666/93 de Licitações e Contratos Públicos.

O curso é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas de Roraima - SINDIGRAF-RR. As inscrições podem ser feitas até o dia de início do curso até as 12h no Centro de Promoção do Associativismo Sindical da FIER. Mais informações pelos telefones (95) 4009-5351/5352/5354.

Empresários lotam auditório da FIER no diálogo sobre competitividade na Indústria

06 de março de 2013

Mais de 30 empresários dos diversos setores da indústria, membros de sindicatos e da diretoria executiva da FIER estiveram presentes no Diálogo “O caminho para a competitividade”, ministrado pela psicóloga Mara Sampaio. A vice-presidente da Fier Maria Luiza Vieira Campos também esteve presente na palestra.
O foco da ação é passar aos empresários a dinâmica que envolve o desenvolvimento de uma empresa. “Nesse diálogo foram apresentadas aos empresários alternativas para que percebam que uma empresa não se desenvolve apenas com uma pessoa trabalhando sozinha. É necessário um trabalho sólido em equipe e a constante atualização no mercado”, explicou Mara Sampaio.
No diálogo, Mara realizou diversas dinâmicas de grupo, de forma que os participantes ficassem a vontade e pudessem entender o objetivo da atividade. Em uma delas foram utilizados balões, no qual os participantes teriam que defender o seu balão representando a sua empresa e outros participantes com um instrumento para furar os balões, o que representa a competição no mercado.
A empresária Izabel Itikawa enfatizou que o a atividade despertou foi à percepção de que existe a concorrência. “Por isso, a experiência que levo dessa ação é que no contexto de uma empresa deve-se ter primeiramente ação”, concluiu.
A palestrante realizou ainda outras duas atividades envolvendo sentido e força e finalizou com a exibição de um vídeo mostrando que a união faz a força no contexto empresarial.
Maria Luiza Campos fez o encerramento do diálogo dizendo que sozinhos os empresários não são nada. “Por isso o sistema FIER se preocupa em capacitar e informar. É um sonho de longa data, ver a nossa indústria consolidada e desenvolvida”, finalizou.

Colaboradores da FIER assistem palestra sobre DST/AIDS

01 de março de 2013

Aproximadamente 20 colaboradores da Federação das indústrias de Roraima assistiram na última sexta-feira (1º), no auditório da instituição, uma palestra sobre DST/AIDS.
Na ocasião puderam esclarecer todas as dúvidas com relação as formas de contágio, prevenção de muitas doenças sexualmente transmissíveis principalmente o vírus do HIV. A enfermeira da Unidade de Saúde do SESI, Jocineide da Silva Leão foi a facilitadora da palestra.
A profissional forneceu informações de como utilizar o preservativo masculino, além de orientações quanto ao uso correto de outros métodos contraceptivos e a visita regular ao médico.
O tema discutido faz parte do Programa de Prevenção a Riscos Ambientais da Federação (PPRA). Periodicamente, os colaboradores participam de palestras e capacitações com temas variados.

Mara Sampaio ministra palestra sobre competitividade

01 de março de 2013

Uma parceria entre a Confederação das Indústrias – CNI, Federação das indústrias de Roraima – FIER por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo promovem na próxima terça-feira (5), às 19h no auditório da FIER, o diálogo “O caminho para a competitividade”.

A psicóloga social Mara Sampaio será a facilitadora da ação que tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre a importância da participação e da associação dos empresários para defesa de interesses comuns, utilizando como fio condutor a discussão sobre o tema competitividade.

O foco são empresários da indústria e a idéia é debater situações do dia-a-dia e estimular as discussões sobre o tema competitividade e ainda a participação dos empresários e seus sindicatos.

Mais notícias FIER para você...

2014

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2013

Janeiro
Março
Outubro
Novembro
Dezembro
bottom of page