top of page

Plano Nacional da Cultura Exportadora - PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), desenvolvido pelo Ministério da Economia, tem como objetivo aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, promovendo assim o crescimento das exportações de produtos com maior fator agregado. Para isto, o referido ministério tem trabalhado para implantar o PNCE em todos os estados brasileiros, dando assim maior efetividade ao plano.te de títulos, parágrafos e mais.

Comitê estadual do PNCE é composto pelas seguintes instituições parceiras:

  • APEX

  • FAERR/SENAR

  • FIER

  • MAPA

  • MINISTÉRIO DA ECONOMIA

  • PMBV

  • RFB

  • SEBRAE Roraima

  • SENAI

  • SEPLAN

  • SUFRAMA

METODOLOGIA DE ATENDIMENTO DO PNCE

Com o objetivo de melhor estruturar o atendimento às empresas brasileiras que buscam internacionalizar-se, o PNCE propõe um modelo de atendimento a ser adotado pelas instituições que compõem o Comitê Estadual de Roraima. Em linha com o principal objetivo do PNCE, a adoção deste modelo contribuirá para a organização da oferta de serviços oferecidos por estas instituições como forma de garantir que as empresas brasileiras sejam beneficiadas de maneira estratégica e assertiva em sua trajetória rumo ao mercado internacional.
O PNCE prevê o mapeamento de competências e requisitos para internacionalização das empresas atendidas, entrega de avaliação de maturidade internacional com detalhamento de pontos fortes e oportunidades de melhoria, e plano de ação personalizado.
A metodologia pretende conferir um padrão harmonizado de atendimento às empresas, a ser seguido pelas instituições parceiras do PNCE, conforme as etapas a seguir:

 

PERFIL EMPRESARIAL: A empresa preenche o seu perfil empresarial, informando suas características, competências e objetivos com a internacionalização. Com base em suas respostas, a empresa será analisada a partir de quatro dimensões (estratégia, gestão, mercado e operações).


AVALIAÇÃO DE MATURIDADE INTERNACIONAL: A avaliação de maturidade internacional identifica o estágio em que a empresa se encontra dentro do processo de internacionalização. É uma fotografia da empresa que apresenta suas potencialidades e oportunidades de melhoria a partir das quatro dimensões analisadas no Perfil Empresarial.


PLANO DE AÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO: A empresa recebe um plano de ação personalizado com sugestões de ações a serem realizadas para alcançar o mercado internacional. Nele, estão expressas as ações prioritárias que devem ser tomadas com o objetivo de otimizar o processo de internacionalização. Para cada ação prioritária são sugeridos serviços de instituições que atuam no fomento à exportação.


ATENDIMENTO CONSULTIVO: A trajetória da empresa é acompanhada para auxiliar o alcance de seus objetivos. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, os parceiros indicarão ações para corrigir o caminho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as empresas que finalizarem o preenchimento do Perfil Empresarial (etapa 1) receberão uma Avaliação de Maturidade Internacional (etapa 2).


A partir daí, uma das instituições parceiras do PNCE integrantes do Comitê Estadual de Roraima será designada para efetuar a entrega do Plano de Ação para Internacionalização (etapa 3) e prosseguir com o atendimento consultivo (etapa 4).

Conheça mais sobre o PNCE em âmbito Nacional em https://sistema-pnce.economia.gov.br/

PNCE.jpg

Voltar

bottom of page