top of page

Últimas Notícias

Leia as principais notícias da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e saiba mais sobre as ações que fomentam o empresariado do segmento industrial no Estado.

Setembro de 2014
 
 

Balança Comercial do mês de Junho é divulgada pela FIER

24 de julho de 2014

A Federação das Indústrias de Roraima – FIER recebeu no dia 1º de setembro, em seu auditório, a comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), formada por 25 militares. A visita fez parte do trabalho de levantamento estratégico de informações, sobre a Amazônia Ocidental, em área de interesse para as forças armadas.

 

A Assessora da Gestão da FIER, Karen Telles representou a entidade e foi a responsável pela apresentação de dados referentes ao setor industrial. Foi abordado o perfil da indústria em Roraima, bem como suas potencialidades e desafios.

 

Participaram do encontro, o presidente da Federação do Comércio do Estado de Roraima – FECOMÉRCIO, Airton Dias, que apresentou o panorama geral em torno do cenário comercial em Roraima e dois representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima – FAERR, que preferiram a Palestra “Os aspectos da expressão econômica do Estado de Roraima à sua referência no âmbito regional e como se dá a sua integração no cenário internacional”.

Para o relator do estudo Tenente-Coronel de Infantaria André Scafutto, estudar estrategicamente os pontos positivos e negativos da Amazônia é primordial. “Nós buscamos com essa viagem de estudos, traçar o perfil e as peculiaridades de cada localidade e entender de forma técnica como poderemos contribuir e exercer nosso papel para o desenvolvimento e a soberania nacional”, frisou.

 

ECEME – A Escola tem por missão formar oficiais de Estado-Maior para atuar como assessores nas grandes unidades, nos grandes comandos e nos escalões mais elevados da instituição, bem como formar os futuros comandantes de Organizações Militares do Exército. Possui cerca de 300 alunos entre os quais, oficiais de Nações Amigas.

 

 

FIER promoverá palestra sobre Assédio Moral nas relações trabalhistas

10 de setembro de 2014

Na última terça-feira, 09, o Conselho Temático de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas – CTRSRT esteve reunido em sua 4ª reunião ordinária. Durante o encontro os conselheiros conheceram o Modelo de Gestão para Sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), desenvolvido pelo SESI e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

O Modelo de Gestão para Sustentabilidade tem o objetivo de fomentar a competitividade das MPES e contribuir para a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho nas MPES e a relação com o meio ambiente e a comunidade, por meio da implantação do Modelo SESI de Sustentabilidade para a Competitividade e estratégia de análise de valor nos “Arranjos Produtivos Locais” (APL), Aglomerações Produtivas e Sindicatos Patronais/Associações Setoriais.

 

 

 O projeto teve início em janeiro de 2012 na Missão de Arranque em Brasília com a Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento Nacional do SESI e BID. Para o projeto Piloto foram escolhidos seis Departamentos Regionais, sendo um de cada região do País, e o SESI Roraima foi escolhido entre os Departamentos Regionais do Norte.

 

No Estado foram escolhidos três setores, sendo o setor Madeireiro com 21 empresas, o Automotivo com 50 empresas e o de Confecções com 17, o projeto terá duração de quatro anos e possui cinco fases, em que as empresas participantes recebem a visita dos técnicos do programa, e respondem a um questionário que permite identificar as necessidades da empresa.

 

Posteriormente é entregue o resultado desse questionário e, em seguida, elaborado um plano de melhoria para o setor ao qual a empresa pertence, tudo isso para que as empresas se conscientizem e se adequem à realidade do mercado no que diz respeito à sustentabilidade, como explicou o assessor da gestão do SESI, Jeffereson Haron. “O empresário precisa estar consciente que suas atividades geram impactos positivos e negativos no meio ambiente. Assim, este projeto tem como desafio enraizar na cultura organizacional a Sustentabilidade e ao mesmo tempo melhorar a competitividade da empresa”.    

 

A apresentação do projeto foi uma demanda do próprio Conselho, uma vez que ele tem como uma de suas atuações a Responsabilidade Social dentro das empresas.

 

Ainda durante a reunião Jefferson apresentou o projeto Ressignificar – Um novo Rumo, elaborado pela assessoria de gestão do SESI, que visa implementar ações de ressocialização para os reeducandos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo em Roraima (PAMC),  com vistas a reduzir os níveis de reincidência, através de atividades direcionadas  para o desenvolvimento de competências pessoais, relacionais, cognitivas, e produtivas.

 

O projeto foi bem avaliado pelos conselheiros, que sugeriram encaminhá-lo apreciação da Presidência da FIER.

COMPI discute benefícios da Área de Livre Comércio em sua 4ª reunião ordinária do ano.

 

O Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa, Economia e Política Industrial, em sua quarta reunião de 2014, contou com a presença do Coordenador Regional da SUFRAMA, Joel Eloy do Nascimento, que, junto com os conselheiros fez uma avaliação dos benefícios da ALC de Boa Vista para a economia de Roraima e seus efeitos para a indústria local.

 

As áreas de livre Comércio – ALC – são zonas de benefícios tributários com objetivo de promover o desenvolvimento onde a economia ainda está se consolidando. Joel Eloy destacou que ainda falta estruturar as ações que dependem das administrações estadual e municipal, reduzir o custo de transporte elevado, eliminar o problema da retenção da  mão de obra especializada e implantar o porto seco no aeroporto de Boa Vista.

 

 

 

 

Joel Eloy destacou que entre os principais entraves, enfrentados pelos empresários estão o pouco incentivo tanto do governo quanto da prefeitura, o custo de transporte elevado, a escassez de mão de obra especializada, a ausência de porto alfandegado, e a dificuldade de com a fronteira com o estado do Amazonas, dentre outros.

 

Foi questionado o fato de produtos e serviços não receberem incentivos fiscais. A exemplo do que acontece com o arroz, que é produzido e beneficiado no estado, porém seu  preço final é mais caro do que o produto que é oriundo de outros estados do Brasil. Para resolver este problema, a solução apontada por Joel, é a ampliação da Área de Livre Comércio de Boa Vista, de forma que abranja os municípios de Cantá e Mucajaí, onde estão localizadas as áreas de plantio.

FIER presta homenagem quem promove o desenvolvimento da indústria e do Estado

22 de setembro de 2014

A noite do dia 26 de setembro será dedicada a homenagear personalidades, instituições e empresários do segmento industrial que tenham se destacado pelo trabalho em prol do desenvolvimento industrial, econômico e social de Roraima.

Durante um evento exclusivo para convidados, será entregue o Prêmio do Mérito Industrial 2014, uma honraria instituída pela FIER em 2001, considerada a mais significativa condecoração conferida pela instituição. Desde a primeira edição, 28 agraciados já receberam o troféu e tiveram o reconhecimento público da sua contribuição para a geração de empregos, renda, a melhoria da qualidade de vida das comunidades, ações educativas, sociais ou de promoção do desenvolvimento econômico.

Os sindicatos industriais filiados à FIER fazem a indicação dos nomes de acordo com as categorias (personalidades, instituições e empresário industrial), os quais são submetidos a uma comissão avaliadora que analisa os currículos de acordo com os critérios do regulamento. Os nomes selecionados são encaminhados para aprovação do Conselho de Representantes da FIER que homologa os agraciados.

 

Este ano haverá dez homenageados:

 

Categoria Personalidades

 

·  Manoel da Silva (in memorian) , indicado pelo SINDEARTER

·  Deusdete Coelho, indicado pelo SINDIREPA

·  Romero Jucá, indicado pelo SINDUSCON

·  Padre Revislande,  indicado pelo SINDUSCON

 

Categoria Instituições

 

·  Liga Roraimense de Combate ao Câncer, indicada pelo SINDIREPA

·  Caixa Econômica Federal indicado pelo SINDUSCON

 

Categoria Empresário Industrial

 

·  José Eudes (Sabão Glória), indicado pelo SINDUSCON

·  Joaquim Santiago (Mundo das Peças),  indicado pelo SINDIREPA

·  Aniceto Wanderley (Rações Criação), indicado pelo SINDUSCON

·   Izabel Itikawa (Arroz Itikawa), indicada pelo SINDUSCON 

 

 

Membros do Sinduscon debatem plano estratégico da entidade

23 de setembro de 2014

Empresários filiados ao Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado de Roraima – SINDUSCON estiveram reunidos na noite do dia 23 de setembro para a construção do Planejamento Estratégico do Sindicato. O facilitador foi o consultor da CNI, Fabiano Di Cristo.

 

Entre os fatores abordados no encontro, a análise do ambiente externo, observando as oportunidades e as ameaças para as empresas, cinco perspectivas estratégicas para o desenvolvimento e ferramentas para a melhoria dos serviços.

 

Fabiano di Cristo destacou que os pontos mais questionados por todos os empresários são licenciamento ambiental e diferença de alíquota do ICMS. “Nós traçamos um perfil de oportunidades e ameaças para definir assim a construção do plano estratégico do sindicato”, declarou.

 

O Presidente do Sinduscon e da FIER, empresário Rivaldo Neves esteve presente na reunião e destacou que o ponto principal de debate entre os empresários é a reforma tributária. “É preciso que os empresários reúnam forças para dialogar com o governo sobre o assunto”, finalizou.

 

Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) - É uma iniciativa da CNI em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima que oferece diversos produtos, serviços e ferramentas para estimular associativismo, aumentar a representatividade e sustentabilidade financeira dos sindicatos.

Mais notícias FIER para você...

2014

Abril
Maio
Outubro
Novembro
Dezembro

2013

Janeiro
Fevereiro
Outubro
Novembro
Dezembro
bottom of page